Pular para o conteúdo principal

Grandes sátiras da vida acadêmica

Já que literatura é arte e eu amo as artes, tenho que apresentar, aos que não conhecem, dois textos bastante difundidos na rede. Eu os considero minhas obras literárias favoritas dos últimos anos da adolescência. Aviso a todos que embora sejam textos conhecidos na internet, não são as obras mais cultuadas no meio acadêmico, apesar de os autores se referirem  às  universidades. No começo da minha adolescência, enquanto meus colegas liam Harry Potter, eu apreciava a literatura estrangeira (Agatha Christie, Edgar Allan Poe, Italo Calvino...). Meu primeiro livro de literatura infanto-juvenil foi "Guerra dos Botões", de  Louis Pergaud. Nossa... até hoje lembro da emoção de ter lido este livro aos 13 anos de idade. Até então, só tinha lido obras infantis. Passei as obras literárias brasileiras já no início da vida adulta.
          Os dois textos a seguir, eu gosto pela brincadeira boa que fazem com as palavras. Eu adoro paródias, metáforas, ironias, trocadilho ou qualquer outro tipo de recurso literário para construção de textos ambíguos. Essas figuras de linguagem me atraem pela perspicácia do autor. Não é uma questão de inteligência, mas de habilidade para escrita. E claro: de um senso crítico bastante apurado. Afinal, a criatividade surge na observação e na necessidade de transformação. Na filosofia, se fala em ideias derivadas de outras ideias. Em outras palavras, não seria possível imaginar a sereia, sem antes saber da existência do peixe e da mulher. Se ser criativo não é criar nada de fato ou não ser original, não importa. O interessante é ver pessoas fazendo jogo de palavras e sendo brilhante na arte de escrever.

Vale a pena conferir os dois textos: Picolépolis, de Rubem Alves, que circula muito na rede, e Tragicomédia Acadêmica: contos imediatos do terceiro grau, de Yuri Vieira Santos. O primeiro, trata-se de uma paródia sobre a situação da educação superior no Brasil. Eu transformei em um livro para ter uma visualização dinâmica. Isso reduziu o espaço do texto aqui no blog. O segundo, eu baixei na rede e coloquei aqui para consulta. É uma série de contos sobre o ambiente acadêmico. O mais engraçado é que o exagero se aproxima, e muito, da realidade. 

Comentários