Pular para o conteúdo principal

Dia dos namorados

Por que o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho, no Brasil, e em outros países é comemorado no dia 14 de fevereiro? Se você sabe a resposta, então você é um eterno apaixonado. Vamos lá... Dia 14 de fevereiro é dia de São Valentim e dia 12 de junho é a véspera do dia de Santo Antônio. A crença que Santo Antônio é o "santo casamenteiro" é tão folclórica quanto a de que São Gonçalo é o "casamenteiro" das mulheres mais velhas. Quanto a São Valentim... É tudo verdade!
Namorados     Historicamente, sabemos que o bispo Valentim celebrou vários casamento escondidos, contrariando as ordens do imperador Cláudio II que pretendia formar um grande exército. O imperador acreditava que para ter um exército indestrutível os soldados não deveriam se casar, pois soldados solteiros eram melhores combatentes. Atualmente, proíbe-se o encontro entre jogadores de futebol e suas esposas ou namoradas durante os treinos para mantê-los concentrados. Se todo mundo lesse um pouco de história aprenderia a não repetir os mesmos erros! O próprio bispo Valentim apaixonou-se e casou-se com a filha cega de um dos carcereiros.
        Popularmente, sabemos que fazer promessas para Santo Antônio é uma alternativa mais ou menos acertada. Será? Por que, então, vivem colocando a imagem do santo de cabeça para baixo? Sabe quantos casamentos Frei Antônio celebrou em vida? Nenhum. Ele apenas abençoou uma pobre jovem e intercedeu por ela para que recebesse doações e assim ter um dote para casar-se. Já São Gonçalo realizou vários casamentos de prostitutas, viúvas, amantes etc. Ele legitimou as relações amorosas tornando-se o protetor dos casais apaixonados.
        Então por que não temos o costume de fazer promessas para São Gonçalo ou São Valentim? Suponho que apesar de todos estarem dentro do contexto religioso, os valores cristãos no Brasil são voltados para o discurso da família. O discurso cristão católico alude à sagrada família (Jesus, Maria e José) e Santo Antônio é o padroeiro da família. Além disso, nossa cultura patriarcalista reforça tais valores morais e éticos cristãos. Imagina se vamos apelar para um santo que casou prostitutas ou para um bispo que rompeu com o sacramento da ordem para casar-se? Mesmo que o casamento seja o sacramento do matrimônio, a devoção do sacerdócio à igreja deve ser absoluta. Ainda que o casamento de sacerdotes tenha sido proibido em 1074 d.C por Gregório VII. Muitos anos depois de todos os livros da bíblia serem escritos e Jesus ter ressuscitado!
amor
        Mas, se você é supersticioso(a) e está à procura de um novo amor ou de um verdadeiro amor, apela para um dos três santos. Na dúvida, pede para São Valentim no dia 14 de fevereiro (Valentine's Day). Mas, se estiver com pressa, conversa com São Gonçalo no dia 10 de janeiro. Assim, você já começa o ano apaixonado...

Comentários