Pular para o conteúdo principal

Manifeste-se: isso é por todos nós


Foto: Joel Silva|Folha Press

Não há líderes. É uma luta de todos. Independentemente de partido, de credo ou de raça. Estamos unidos por um bem comum: garantir a nossa cidadania. Estamos fartos... INDIGNADOS! Resolveram focar toda a política de governo na economia. Espera: é o nosso dinheiro?! Dizem que a economia é uma ciência social. Na prática, as tomadas de decisões do governo neoliberal não levam em conta os impactos na sociedade. Ah... não é mesmo é por 20 centavos, é pelo aumento constante da passagem. É pelo custo de vida cada vez mais alto. É pelo aumento salário mínimo concomitantemente à elevação dos preços. Sim, porque DÓI EM TODOS NÓS. 

Não é pelo Brasil sediar a copa. É pela não-remoção de casas. Somos contra a “limpeza” urbana. Querem alargar as ruas? Ampliar os espaços PÚBLICOS? Manter a cidade com aspecto de limpeza? Cuidem melhor do saneamento básico. Acabem com o acúmulo de lixo nas cidades. Recentemente, alguns municípios do Rio de Janeiro enfrentaram sérios problemas com a falta de coleta dos lixos. Mas, parece que essa limpeza não importa. “Aquilo lá” não é ponto turístico, não faz parte dos cartões-postais. Claro, BRASIL É PRAIA, FUTEBOL, SAMBA E MULHER PELADA. Ops, errei. Isso é um problema SOMENTE da prefeitura dos municípios da Baixada Fluminense. Antes do dia 17/06/2013, poderíamos afirmar que esta era uma das lutas de minorias dispersas. Agora tudo mudou. ESTAMOS JUNTOS. Fomos nós quem pedimos a copa ou foi a FIFA? Brasil: o país do futebol. Fomos usados.

Não é pelo rompimento da vida de um ser em fase gestacional. É pela liberdade de escolha! É pelo fim da hipocrisia. O aborto sempre foi realizado e nunca vai deixar de existir. Não é a proibição que vai impedir que isto aconteça. Legalizar, sim. QUEM NÃO CONCORDA, NÃO ABORTA! Simples assim. Ao menos dêem às mulheres o direito de escolher. Mais uma vez, sem hipocrisia. Ou alguém acha que os lixões e os orfanatos deixarão de ser locais de abandono?

Não é por uma emenda constitucional. É pelas implicações de dar o poder de julgar os crimes àqueles que deveriam apenas zelar pela segurança pública. Se misturamos o poder executivo e o judiciário, ou seja, se concentrarmos os dois poderes nas mãos de um só, teremos a opressão, já dizia Montesquieu. Já vivemos em opressão. Mais que isso não dá! Por isso, não lutamos pela não-aprovação da PEC 37. Quanto a isso, não precisamos dizer mais. Basta! 

Também não é pelo Marco Feliciano. É pelo respeito ao gênero, a diversidade sexual. Ser homossexual é um direito. AMAR NÃO É DOENÇA. Somos contra a “cura gay”. Somos a favor da cura dos verdadeiros doentes e necessitados que estão nas filas dos hospitais públicos, nos corredores do SUS... O melhor remédio para isso é a criação de hospitais. Plano de saúde era para ser uma segunda opção, mas se tornou a única maneira de se ter um tratamento adequado. O Estado deve garantir a saúde, não as empresas privadas. No entanto, são raras as redes públicas de saúde que possuem infraestrura mínima. Ser médico da rede pública virou sinônimo de trabalho em excesso, de estresse diário, de tentativa quase vã de fazer um bom trabalho com poucos recursos em equipamentos.

Elegemos nossos representantes (vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores e presidente), mas ELES NÃO NOS REPRESENTAM. O povo é quem tem o poder. Somos nós que governamos. Afinal, DEMO(=povo)CRACIA(=poder) é isso. Eles sabem disso, mas se “esquecem” de vez em quando. Estamos aqui para lembrá-los. Para fazê-los ver que A UNIÃO FAZ A FORÇA (e exerce o poder). Que juntos somos um. Não estamos mais DEITADOS ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO. Melhor, nunca acreditamos que estava tudo indo muito bem ao ponto de morrermos felizes e despreocupados com o futuro das gerações vindouras. Proclamamos ao mundo e garantimos a nossa pátria: VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA. 

Nos acusam de vandalismo. É verdade... alguns de nos se excederam. Mas, o que são nossos excessos diantes dos incontáveis abusos que sofremos? Da violência policial nas favelas, nas madrugadas, NOS NOSSOS PROSTESTOS, no nosso cotidiano... Isso tudo não conta? Queremos e vamos MUDAR O BRASIL. Para isso convidamos a todos os cidadãos brasileiros a irem para as ruas, dentro e fora do país. Tivemos apoio de outras nações. Agora, estamos todos conectados. A rede social nos favoreceu. O movimento cresceu. Carinhosamente, nos escreveram YOU'RE NOT ALONE! Seremos eternamente gratos pelo apoio de todos. 

Infelizmente, nem todos estão do nosso lado. Os “do contra” dizem que a nossa luta não tem um foco. Entendemos perfeitamente os que dizem isso. A democracia é um tema amplo, envolve diversos aspectos sociais, culturais, ECONÔMICOS, políticos e, é claro, legais. Realmente fica difícil favorecer um aspecto. Não estaríamos sendo democráticos. Irônico, não? Falam em causas locais, regionais e nacionais para os problemas. Acreditamos que ainda não é o momento de pensar nas raízes do problema. É momento de "incomodar", "fazer barulho", "agitar"... É assim que caminharemos para a mudança.

Comentários

  1. Adorei Tati a forma que falou de como estamos sendo massacrados nas mãos de nossos governantes!! Até que enfim o povo tá acordando. Estou muito emocionado com isso!

    Ass: Leandro Lima de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, meu caro amigo, obrigada. Fico feliz com isso! Fiz mais uma pequena revisão no texto. Acho que agora está melhor ainda. Eu tinha urgência em publicá-lo. Escrevi sem parar...Também estou emocionada com a nossa luta. Ainda não sabemos o que vai ser daqui para frente. A única certeza que temos é que o amanhã não será mais como os dias de hoje. Tudo vai mudar.

      Excluir
  2. QUEM ME DERA, SER BRASILEIRA E PODER FALAR, GRITAR, IMPOR, CONTRIBUIR , CORRIGIR, EM FIM...AJUDAR O MEU PAÍS CRESCER!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que você pode falar, gritar...
      Faça acontecer! Basta dar o primeiro passo.
      Publique. Divulgue os problemas do seu país.
      Mobilize as pessoas.
      Só para saber: qual é o seu país?

      Excluir

Postar um comentário