Pular para o conteúdo principal

Feliz 2017! Ou devo dizer "Feliz Ano Novo"?!

Comecei o ano enviando mensagens para centenas de amigos meus no Facebook. Das CENTENAS de pessoas, apenas UM disse assim: "Ah, até você escreveu 'Feliz 2017!'". Até agora eu não entendi o espanto da pessoa, mas mesmo assim fiz três perguntas quase retóricas: Você fala no sentido de que não deveria supor que será um 2017 feliz? Você diz isso por o ano não deveria começar em janeiro? Ou é porque acha que deveria dizer "ano novo" no lugar de "2017"? Ele não me respondeu, acho até que não entendeu, mas eu já explico porque fiz essas três perguntas.

Questão 1 - 2017 será um ano feliz? 

calendário para geladeiraA resposta é bem simples: ano passado não trouxe boas expectativas para o próximo ano. Em 2016, tivemos no Brasil e no mundo uma crise financeira desastrosa. Por aqui, a crise política agravou ainda mais a situação. As expectativas para 2017 não eram as melhores diante desse quadro, mas... Todos esperamos dias melhores, não é mesmo? Quem deseja um mal dia para si? Ninguém. Então, porque desejar para os outros? Resolvida a questão, passemos para as próximas perguntas.


Questão 2 - O ano deveria começar em janeiro?

O mês em que o ano começa é extremamente relativo, pois existem dezenas de calendários no mundo e em muitos deles o ano NÃO começa no correspondente a 01 de janeiro de 2017. Para os judeus, o Rosh Rashaná ("cabeça" do ano) corresponderá no nosso calendário ao dia 21 de setembro de 2017, mas para eles é 01-02 de tishrei de 5778. Dia 01 de Muharram de 1439 é ano novo para os muçulmanos, mas para nós será 22 de setembro de 2017. No calendário extra-oficial (e amplamente difundido) chinês, o dia 28 de janeiro de 2017 foi o 1º dia do primeiro mês de 4715 do ano de Ji (galo). Nem vou citar os calendários maia, persa, indiano, etíope e tantos outros calendários espalhados mundo a fora. Ficaremos somente com esses exemplos, já que esses calendários possuem maior número de adeptos. Cá entre nós, nem mesmo no ocidente o ano começou sempre em janeiro.

O nosso calendário atual é o gregoriano, mas no calendário anterior, o juliano, o ano começava em abril. Você já se perguntou porque o dia 01 de abril é o Dia da Mentira para brasileiros ou Aprilscherz para os alemães, ou Dia dos Enganos para os Espanhóis, ou April Fools' Day (Dia dos Tolos) para os estadunidenses, ou ainda, Poisson d'avril (dia de peixes) para os franceses ou Pesce d'aprile para os italianos? Poucos sabem, mas no calendário juliano o ano começava em 01 de abril. Então, na França, mesmo após a adoção do calendário gregoriano por imposição do rei Carlos IX, alguns franceses continuaram a usar o antigo calendário e a comemorar o réveillon em 01 de abril. A resistência dos franceses gerou a brincadeira de presentear as pessoas com peixes para satirizar os cristãos que não podiam comer carne durante a quaresma, que então passava a ser em abril. Por isso, hoje é costume entre crianças francesas presentear as pessoas no dia 01 de abril com peixes de brinquedo e se contam mentiras em várias partes do mundo.

Questão 3 - Eu deveria dizer "ano novo" no lugar de "2017"?

Em relação ao ano ser 2017, como vimos, em várias partes do mundo não estamos em 2017. A única coisa que permanece nessa relação temporal são as referências de passado, presente e futuro dada pelas expressões "ontem", "hoje" e "amanhã". Ainda que o hoje possa ter sido o dia 01 de Muharram de 1438 ou  01 de tishrei de 5777 e 02 de outubro de 2016. Lembrando que essa data, excepcionalmente, foi o dia em que o ano novo judaico e islâmico coincidiram, sendo celebrados concomitantemente. Isso que eu chamo de viver em duas dimensões de tempo e espaço diferentes com existência simultânea! Hmmm, acho que piadinha não caiu muito bem, né? Deixa quieto que é melhor! Bom, levando tudo isso em consideração, pensem comigo: mais estranho seria dizer "Feliz Ano Novo" do que "Feliz 2017", correto? Já que provamos que o conceito de "ano novo" é algo bastante relativo. Logo, "Feliz 2017!" para quem segue o calendário gregoriano. Boas festas! 

Comentários

  1. Tati, parabéns pelo texto bem pontual, objetivo e uma leitura de cunho reflexivo que criar uma estrutura dinamizadora e interessante impulsionando o leitor. O blog esta supimpa e muito envolvente!!! Evoé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Edmar. Seu "Evoé" me inspirou... Espero que goste do texto que escreverei sobre expressões desse tipo.

      Excluir

Postar um comentário