Pular para o conteúdo principal

Cinco informações úteis sobre as eleições

 Amanhã (15/11), é o 1º turno das eleições municipais. Muita gente ainda não sabe em quem votar. Aí, vem aqueles pedidos de números de candidatos que tenham propostas compatíveis com seus valores pessoais. Veja bem, os critérios que seu(ua) amigo(a) usa para considerar um candidato "x" mais qualificado para determinado cargo pode não ter relação com a proposta de governo, ele(a) pode te indicar uma pessoa apenas com base em troca de favores, ou em relações de amizade, ou grau de parentesco. Logo, é fundamental que você avalie por si mesmo consultando fontes oficiais. Aqui vão elas:


"Péraí" um cadinho...

Antes de seguirmos, vamos entender que os períodos eleitorais se dividem em eleições municipais em que são eleitos Prefeitos e Vereadores, e, eleições estaduais e federal em que são eleitos Senadores, Deputados Federais, Governadores, Deputados Estaduais e Presidente da República. Dito isso, sigamos:

1 - Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Tenho a impressão de que as pessoas acham que o TSE é apenas "o site de um daqueles lugares para onde se presta concurso para os maiores salários do funcionalismo público" ou "aquela página onde tem que ver o título quando algo dá errado com este documento". Na verdade, o órgão possui uma rede de bibliotecas físicas com empréstimos de livros, uma biblioteca digital com material para download e um sistema de ensino com cursos presenciais e a distância (https://eadeje.tse.jus.br/course/index.php), além de outros serviços. Durante o período eleitoral, o portal sempre disponibiliza informações completas sobre todos os candidatos aos cargos políticos. Lá você pode saber mais sobre as certidões criminais, participações em eleições anteriores, recursos recebidos para as campanhas, declaração de bens, redes sociais, dados do registro da candidatura e as propostas de governo. Muitos veículos da grande mídia costumam criar páginas com conteúdos extraídos dessa ferramenta. É melhor consultar direto na fonte, né? Ainda mais por ser completa: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/ 


Canais de televisão

Sabemos que muitos candidatos possuem uma carreira política já estabelecida. Sendo assim, é nossa obrigação enquanto cidadãos acompanhar a trajetória política deles fora do período eleitoral. Assim, faremos escolhas mais acertadas e as chances de nos decepcionarmos ou sermos prejudicados com retrocessos de direitos serão menores. Para ajudar nesse processo, podemos acompanhar os discursos acalorados que eles costumam fazer no Senado, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais. Há alguns canais disponíveis em TVs por assinatura, mas como eu viso a democratização do conhecimento, vou listar aqui apenas o acesso on-line desses canais de comunicação. Segue o fio!


2 - TV Justiça

Ainda falando do Tribunal Superior Eleitoral, temos a TV Justiça que traz uma programação extensa dedicada ao direito eleitoral. No canal do Youtube, eles repostam todo o conteúdo:


3 - TV Senado

Essa emissora tem uma página com um conteúdo bastante robusto. Coloquei aqui tanto a página da TV quanto o canal do Youtube com os mesmo conteúdos. Inseri os dois links por conta das informações relevantes da página oficial e para facilitar o acesso ao canal do Youtube. 


4 - TV Câmara

Essa emissora é outra com todo conteúdo reproduzido na web integralmente "para a felicidade geral da nação". Uma informação interessante sobre o site é que você assinar três boletins: um sobre as propostas de lei, outro sobre as pautas de votação no plenário e um terceiro sobre as ações de cada deputado. Ao assinar, você receberá informações periodicamente em sua caixa de e-mail. Segue a página específica da TV e o canal do Youtube:


5 - Canais Legislativos

Cada um dos 27 estados brasileiros possui uma assembleia legislativa, exceto o Distrito Federal que atua como Assembleia Estadual e Câmara Municipal e, por este motivo, possui excepcionalmente uma Câmara Legislativa. Coloco abaixo o site de cada uma delas e os links para o canal do Youtube. Somente as assembleias do Acre e da Paraíba não têm TV, tendo a primeira só alguns vídeos no site e a segunda um conteúdo privado (sem visualização pública). Já fica a dica para essas duas assembleias: a adesão dos internautas aos vídeos é muito maior do que aos textos das plataformas online. Voltando ao assunto anterior, algumas assembleias possuem rádio, mas preferi inserir aqui apenas as TV aqui para centralizar a conversa apenas nos meios audiovisuais. Contudo, é possível encontrar informações sobre as rádios nos sites informados a seguir:

Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC)


Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas 

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (ALAP)

Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM)

Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales)

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO)

Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso (ALMT)


Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALMS)

Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA)

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep)

Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe)

Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj)


Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS)

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN)

Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero)

Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR):

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC)

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP)

Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE)

Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto): 

De acordo com o art.14 da Constituição Federal de 1988, "a  soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos". Portanto, cada um deve votar consciente de seu poder de transformação social, econômica e política possibilitada por meio da escolha de nossos representantes. Exerça sua cidadania!  #seuvototempoder #voteconsciente

Comentários