Pular para o conteúdo principal

Black Friday

A Sexta-feira Negra (Black Friday) só existe por conta do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês). Sendo o dia de Ação de Graças celebrado nos Estados Unidos toda 4ª quinta-feira de novembro e a Black Friday na sexta-feira seguinte. No Brasil e nos EUA, essa é considerada umas das datas mais importante do comércio. Só perde para o Natal. Afinal, o nascimento do menino Jesus e a gratidão por tudo de bom que aconteceu até a presente data são duas grandes razões para festejar na perspectiva cristã. Festa e consumo parecem andar lado a lado, não é mesmo?
Há várias versões para o surgimento do termo Black Friday e da iniciativa publicitária em si. A mais aceita é que surgiu como uma gíria policial, na Filadélfia, Pensilvânia, nos anos 60.  Enquanto para os policiais o trânsito intenso era um verdadeiro caos causado pelos consumidores, para os vendedores era a chance de sair “do vermelho” e voltar para o “preto”. Era uma sexta-feira negra no duplo sentido.
       No Brasil, a Black Friday só chegou oficialmente, em 2010, adotada pelas lojas online. E segue sendo na 4ª sexta-feira do mês de novembro. A data vem sendo adotada por diversos países, mas em muitos outros, há outras datas simbólicas para o consumo festivo. No México, a data tem o nome de El Buen Fin (Bom Fim de Semana, em português). A promoção dura três dias e acontece na semana anterior ao dia da Revolução Mexicana que é celebrado na  3ª segunda-feira de novembro. No Canadá, apesar de o dia de Ação de Graças ser toda 2ª segunda-feira do mês de outubro, o evento correlato que é a Boxing Day (seria Dia da Caixinha, em referência as caixinhas de natal com gorjetas) acontece um dia depois do Natal, em 26 de dezembro. A propósito, essa data vem sendo adotada em diversos países, inclusive é feriado na Inglaterra. 
     Voltando a Black Friday, na segunda-feira seguinte, temos o Cyber Monday. Enquanto sexta prioriza descontos em lojas físicas, a segunda oferece descontos exclusivos em lojas virtuais. Diversos países, dentre eles o Brasil, já aderiram a prática. Temos aqui mais uma data do nosso calendário cristão que migra para o campo cultural, como venho falando nos textos Dia dos Namorados e Carnaval aqui, Halloween acolá. Como são novos tempos, já tem marca aí falando em Color Friday. Vamos as compras?

Comentários